Daí que ontem foi o aniversário do papai do Rei, coincidentemente, meu Digníssimo. Preparamos um super café-da-manhã-surpresa, enchemos a casa de bolas coloridas e fizemos um bolo simplesinho, (igualzinho a esse aí da foto), bem pequeno (só pra três pessoas, estava era grande!). Isso tudo, eu e o Rei trabalhando juntos: eu fazendo e ele desmanchando o que eu fazia. Mas ele trabalhava numa satisfação tão grande que dava gosto em ver. Cantou tanto parabéns para o papai, antecipado, que na hora mesmo, não saiu nada. Demos um presentinho ao papai, mas como esqueci de comprar um para ele próprio, ainda teve um pouquinho de choro.
Não gostei, nem um pouco! Antes de alguém falar que é "defesa de mãe", "mãe coruja" ou coisas assim, eu explico:
Na escola, os alunos têm uma Agenda em que, todos os dias, as professoras informam aos pais se a criança dormiu ou não, se ela se alimentou bem ou regular, se aconteceu algum problema de saúde, tipo tosse, febre, queda e qual a medicação ou procedimento tomado e avaliam a socialização da criança, dizendo se foi boa, regular ou excelente. Então... Todos os dias, desde que ele entrou na escolinha, só marcaram a opção BOA uma única vez, nunca marcaram REGULAR. Sempre é EXCELENTE!
Tudo bem que, em relação à Integração ao ambiente escolar, ele ainda chora pra não ficar na escola. Só no primeiro momento, mas ainda não está seguro. No relacionamento com os colegas, professores e funcionários, ele é bem sociável sim. Não agride ninguém, não bate e não morde. Pelo contrário, já levou uma mordida do coleguinha que ficou 3 dias com o braço roxo. Então, no mínimo, acho que merecia, ao menos, um azul. Minha mãe, que é pós-graduada em Avaliação, disse que era para estar todo verde. Explicou lá com os termos dela, e eu entendi.
Sabe o que fiz: tratei de preparar um bilhetinho na agenda dele. Falei que houve contradição entre a avaliação diária na Agenda e o Relatório Individual (o boletim). Pedi uma explicação e que elas me dissessem qual o critério adotado para ambas as avaliações. Vou entregar segunda-feira e aguardar a resposta. É óbvio que quero uma reparação: da agenda ou do RI.
Nos outros aspectos - Afetivo-emocional, psicomotor e cognitivo - ele se saiu bem. Algumas poucas bolinhas azuis, mas nada que mereça grande preocupação. Temos que trabalhar o lado social dele, eu sei. Mas não é fora dos "padrões adequados", como elas dizem. Vou querer saber qual o "Padrão" e quem o estabeleceu. Sei que ele é manhoso! A professora mesmo disse isso. A culpa divido com a avó Naza e o pai dele (claro, não sou boba nem nada). São os grandes responsáveis pelo dengo e manha de Arthur. Mas não é para tanto. Aceito sugestões de como fazê-lo gostar da escolinha, permanecer sem chorar e se relacionar bem com os coleguinhas, deixando de ser individualista. Mas não quero que ele seja avaliado baseado num padrão que eu desconheço qual seja.
Pra terminar em grande estilo, olha a coordenação do motora do meu guri. A professora garantiu que ele pintou sozinho (duvidei, mas ela garantiu...):


Nenhum comentário:
Postar um comentário