segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Estampas

Para as mamães de primeira viagem como eu: quando seu filho completa 1 ano e 9 meses, um outro ciclo começa. Eles descobrem a tal "vontade própria". Não li isso em nenhum lugar, mas costumo observar as pessoas, inclusive as que eu mesma fiz.

Agora, ele escolhe o que quer calçar, o que quer vestir, o que não quer tirar. Para isso, vale uma dica: só comprem camisetas e bermudas lisas, monocromática e sem estampas ou desenhos de seus personagens favoritos. ELES APRENDEM e DECORAM AS CAMISAS E SHORTS QUE TÊM.

No sábado pela tarde, num calor abafado beirando os 40º, enquanto eu arrumava a gaveta dele, o Rei cismou em vestir um casaco-moleton com capuz e tudo, só por causa do desenho de um coelhinho, que ele logo batizou de 'coelinho fúfu". Pense numa agonia. Dava calor só de olhá-lo vestido no casaco.

Ontem, depois de sair pra passear (leia-se catar umbú) com o pai e a vó Naza, o Rei chegou dormindo, de camiseta e cueca. Não troquei a roupa (1º erro) com medo de que ele acordasse. Quando ele acordou, 4 horas depois, fui tirar a camiseta dele pedindo licença (2º erro) e ele começou a gritar:

- Não, eu quéio o macaco, a busa do macaco. Me xóta, quéio o macaquinho.

Pense num escândalo, só por causa de um macaco estampado na tal camiseta. Como consegui tirar? Usando a força mesmo, enquanto ele segurava com as duas mãozinhas a gola da camiseta.

Tem também um shortão jeans com o danado do pica-pau estampado. Quando ele me vê abrindo a gaveta, grita logo:

-Quéio o 'capau'.

Ah, isso vale também para os utensílios domésticos. Ele só quer água, gelada, num copo de inox ou alumínio. Certo que eu tenho essa mania (herdada do meu pai: coincidência??), mas não lembro de tê-la passado para ele. Acho que sempre dava um pouquinho da água que estava bebendo pra ele provar, no meu copo, e ele percebeu que água só é gostosa se for gelada e num copo de alumínio ou inox.

Como ele é um menininho cheio de dengos, quando a gente dá água num copo de plástico ele faz arremesso do copo e da água. Já tentei dar uns tapinhas na mão dele pra ele parar de fazer isso, mas não tem surtido efeito. Acho que os tapinhas têm que ser na mãe dele, ao invés da mão.

Quantas manias. Sem falar a de dormir chupando uma chupeta e alisando outra. Já grita logo:

- Quéio duas pepetas...

Vivendo e aprendendo!

Um comentário:

Day Pinheiro disse...

Hehehe! Vc q precisa de um tapinha mesmo! hahaha..esse menino é Rei...por isso é tão exigente!