Não gostei, nem um pouco! Antes de alguém falar que é "defesa de mãe", "mãe coruja" ou coisas assim, eu explico:
Na escola, os alunos têm uma Agenda em que, todos os dias, as professoras informam aos pais se a criança dormiu ou não, se ela se alimentou bem ou regular, se aconteceu algum problema de saúde, tipo tosse, febre, queda e qual a medicação ou procedimento tomado e avaliam a socialização da criança, dizendo se foi boa, regular ou excelente. Então... Todos os dias, desde que ele entrou na escolinha, só marcaram a opção BOA uma única vez, nunca marcaram REGULAR. Sempre é EXCELENTE!
Tudo bem que, em relação à Integração ao ambiente escolar, ele ainda chora pra não ficar na escola. Só no primeiro momento, mas ainda não está seguro. No relacionamento com os colegas, professores e funcionários, ele é bem sociável sim. Não agride ninguém, não bate e não morde. Pelo contrário, já levou uma mordida do coleguinha que ficou 3 dias com o braço roxo. Então, no mínimo, acho que merecia, ao menos, um azul. Minha mãe, que é pós-graduada em Avaliação, disse que era para estar todo verde. Explicou lá com os termos dela, e eu entendi.
Sabe o que fiz: tratei de preparar um bilhetinho na agenda dele. Falei que houve contradição entre a avaliação diária na Agenda e o Relatório Individual (o boletim). Pedi uma explicação e que elas me dissessem qual o critério adotado para ambas as avaliações. Vou entregar segunda-feira e aguardar a resposta. É óbvio que quero uma reparação: da agenda ou do RI.
Nos outros aspectos - Afetivo-emocional, psicomotor e cognitivo - ele se saiu bem. Algumas poucas bolinhas azuis, mas nada que mereça grande preocupação. Temos que trabalhar o lado social dele, eu sei. Mas não é fora dos "padrões adequados", como elas dizem. Vou querer saber qual o "Padrão" e quem o estabeleceu. Sei que ele é manhoso! A professora mesmo disse isso. A culpa divido com a avó Naza e o pai dele (claro, não sou boba nem nada). São os grandes responsáveis pelo dengo e manha de Arthur. Mas não é para tanto. Aceito sugestões de como fazê-lo gostar da escolinha, permanecer sem chorar e se relacionar bem com os coleguinhas, deixando de ser individualista. Mas não quero que ele seja avaliado baseado num padrão que eu desconheço qual seja.
Pra terminar em grande estilo, olha a coordenação do motora do meu guri. A professora garantiu que ele pintou sozinho (duvidei, mas ela garantiu...):
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