sexta-feira, 24 de abril de 2009

Aniversário do Papai e Reunião de Pais

Daí que ontem foi o aniversário do papai do Rei, coincidentemente, meu Digníssimo. Preparamos um super café-da-manhã-surpresa, enchemos a casa de bolas coloridas e fizemos um bolo simplesinho, (igualzinho a esse aí da foto), bem pequeno (só pra três pessoas, estava era grande!). Isso tudo, eu e o Rei trabalhando juntos: eu fazendo e ele desmanchando o que eu fazia. Mas ele trabalhava numa satisfação tão grande que dava gosto em ver. Cantou tanto parabéns para o papai, antecipado, que na hora mesmo, não saiu nada. Demos um presentinho ao papai, mas como esqueci de comprar um para ele próprio, ainda teve um pouquinho de choro.
Detalhe: minha câmera ainda está sem funcionar, por isso nada foi registrado!
******
Então... Ontem também aconteceu a primeira Reunião de Pais na escolinha do Rei. Palestras, conversas, entrega das atividades e - pasmem - do Boletim! Gente, o que foi aquilo! Meu filho tirou 4 notas vermelhas!

Na verdade, o desempenho da criança é avaliado em três níveis: O nível VERDE indica que a criança "vem apresentando bom desempenho e comportamento adequado"; o nível AZUL, que indica "necessiade de ser mais trabalhado, para melhorar o desempenho e o desenvolvimento" e o nível VERMELHO, onde "verifica-se a necessidade de intensificar os trabalhos desenvolvidos nas atividades, a fim de atingir os padrões adequados".
Vejamos o boletim e as notas vermelhas:

Não gostei, nem um pouco! Antes de alguém falar que é "defesa de mãe", "mãe coruja" ou coisas assim, eu explico:

Na escola, os alunos têm uma Agenda em que, todos os dias, as professoras informam aos pais se a criança dormiu ou não, se ela se alimentou bem ou regular, se aconteceu algum problema de saúde, tipo tosse, febre, queda e qual a medicação ou procedimento tomado e avaliam a socialização da criança, dizendo se foi boa, regular ou excelente. Então... Todos os dias, desde que ele entrou na escolinha, só marcaram a opção BOA uma única vez, nunca marcaram REGULAR. Sempre é EXCELENTE!

Tudo bem que, em relação à Integração ao ambiente escolar, ele ainda chora pra não ficar na escola. Só no primeiro momento, mas ainda não está seguro. No relacionamento com os colegas, professores e funcionários, ele é bem sociável sim. Não agride ninguém, não bate e não morde. Pelo contrário, já levou uma mordida do coleguinha que ficou 3 dias com o braço roxo. Então, no mínimo, acho que merecia, ao menos, um azul. Minha mãe, que é pós-graduada em Avaliação, disse que era para estar todo verde. Explicou lá com os termos dela, e eu entendi.

Sabe o que fiz: tratei de preparar um bilhetinho na agenda dele. Falei que houve contradição entre a avaliação diária na Agenda e o Relatório Individual (o boletim). Pedi uma explicação e que elas me dissessem qual o critério adotado para ambas as avaliações. Vou entregar segunda-feira e aguardar a resposta. É óbvio que quero uma reparação: da agenda ou do RI.

Nos outros aspectos - Afetivo-emocional, psicomotor e cognitivo - ele se saiu bem. Algumas poucas bolinhas azuis, mas nada que mereça grande preocupação. Temos que trabalhar o lado social dele, eu sei. Mas não é fora dos "padrões adequados", como elas dizem. Vou querer saber qual o "Padrão" e quem o estabeleceu. Sei que ele é manhoso! A professora mesmo disse isso. A culpa divido com a avó Naza e o pai dele (claro, não sou boba nem nada). São os grandes responsáveis pelo dengo e manha de Arthur. Mas não é para tanto. Aceito sugestões de como fazê-lo gostar da escolinha, permanecer sem chorar e se relacionar bem com os coleguinhas, deixando de ser individualista. Mas não quero que ele seja avaliado baseado num padrão que eu desconheço qual seja.

Pra terminar em grande estilo, olha a coordenação do motora do meu guri. A professora garantiu que ele pintou sozinho (duvidei, mas ela garantiu...):


Nenhum comentário: