sábado, 24 de outubro de 2009

Alimentação

Conversando com a minha cunhada, que tem um filho 7 meses mai novo que o meu, e bem mais forte, fiquei preocupada com o peso do meu pequeno. Ele mede 91cm e pesa entre 12 e 13kg. Sei que ele é, e sempre foi magrinho. Ele teve sérios problemas de refluxo, mas agora a 'falta de peso' está ficando mais acentuada. Se fosse só a "magreza", tudo bem, mas o problema é a falta de apetite dele.
.
Como recebi conselhos excelentes aqui, preciso novamente de ajuda. A rotina alimentar do Rei é a seguinte: ele acorda às 6h30min, 7h e pede logo o leitinho (200ml, às vezes 150ml, de Leite Ninho com Neston Vitaminas). O lanche na escola é por volta das 9 horas, mas vai de casa, na lancheira. Gosto de variar o cardápio, para ele não enjoar. Um dia, mando suco (ou da fruta mesmo ou Soya de laranja ou Maçã, em caixinha), com bolo ou biscoito e uma fruta. Outro dia, mando iogurte com cereais e mais fruta. Sempre tem um suco (ou iogurte), um biscoito (ou pão, ou bolo) e uma fruta (maçã, pêra, banana, mamão ou melancia) que são as que ele gosta. Às vezes, volta alguma coisa.
.
O problema é o almoço. Como ele almoça na escola, não temos uma rotina nesse horário. Um dia a professora diz que ele comeu bem, outro mais ou menos, mas na maioria ela diz que ele quase não comeu. O cardápio da escola também é variado: arroz, feijão e carne; macarrão com frango desfiado; arroz com caldo de feijão, etc. Ele não gosta de ovo e come uma fatia inteira de pizza, quando saímos. Tentei fazer um ovo frito, com cara de pizza, mas ele não comeu muito.
.
O pequeno chega em casa no horário do lanche da tarde, que é sempre o iogurte com cereais, um biscoito com suco ou bolo. O jantar, é somente o leite. Às vezes ele toma uma sopinha ou come um pão com queijo que o papai esquenta na sanduicheira. Mas são raras as vezes. Quando está em casa, ele não come guloseimas. Mas nos finais de semana ele come, e muito, na casa da vó. E foge totalmente da rotina da semana.
.
A pediatra sempre fala que ele está um pouco abaixo do peso, mas nunca receitou qualquer polivitamina ou moderador de apetite. Minha cunhada contou que o filhote dela toma há bastante tempo, todos receitados pela pediatra dele.
.
Basicamente é isso. Digam-me: onde está o meu erro?

6 comentários:

Anônimo disse...

E entaum, levou o Rei ao psicólogo ou ainda tá na dúvida?

Val disse...

Ainda não levei, Rakel. Vamos entrar de férias agora em novembro, acho que vou deixar pra dezembro mesmo. Bjos.

Letícia Volponi disse...

Dificil dizer onde está o seu erro, mas acho que vale consultar o pediatra sobre a possibilidade de tomar uma vitamina. A Laura toma Kalyamon Kids desde um ano, mas não posso reclamar porque ela come super bem. Não passei por uma stuação dessa, a não ser quando está gripada.

Anônimo disse...

Fabiany

Minha filha toma Kalyamon Kids também, e sufato ferroso desde um ano, o sufato ela toma 1 mês 1 vez por dia, ai para e daqui 2 meses toma mais 1 mês, mas ela nunca ficou abaixo do peso.
Vai ao médico e pede um checap com todos os exames.
Bjos

Fabydovi@hotmail.com

Tathyana disse...

Valzitcha, Alicinha tomou por alguns meses, acho que 2, o Pediasure. É um complemento que subistituía o leite da mamadeira. Vc já pensou em retirar o leite dele, já que toma yogurte...talvez seja uma solução para ele comer melhor. O leite de vaga forma um muco no intestino, que impede a absorção dos nutrientes. Bjsssssssssssssss

Avassaladora disse...

Val, o meu pequeno come muito bem graças à Deus, mas tive uma experiência com meu irmão que simplesmente NÃO COMIA NADA até os 7 anos... foram anos dando remedinho para abrir o apetite dele e brigando pra ele comer... Hoje em dia, ele é um moço lindo e come de um tudo, não se preocupe tanto. Acho que são fases mesmo.