terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pedindo Desculpas

Já tentei de tudo com esse moleque para controlar essas reações de raiva dele, diantes das nossas negativas. Dessa última vez, ele, com raiva, jogou um papel amassado que tinha nas mãos, em mim. Não esbocei nehuma reação, apenas falei, calmamente:

- Tudo bem. Não quero falar com você!

Ele deu uma voltinha, ficou por ali, pertinho, depois, veio para perto de mim e disse:

- Mamãe, quero fazer xixi.

Como eu já nem lembrava do acontecido (tenho essa péssima mania de esquecer as chateações muito rápido), respondi:

- Tudo bem filho, vamos ao banheiro!

E ele, ainda desconfiado:

- Ei, mamãe. Você tem que ficar boazinha.

E eu, já colocando-o para fazer xixi:

- Mas eu estou boazinha, não estou?

E ele:

- "Dicupa" mamãe, não vou mais jogar papel em você!

Nem precisava filho, nem precisava...

PS: Sempre achei horrível criança que não pede desculpa. Horrível. E sei que estou propensa a "pagar minha língua" qualquer dia desses, mas desde antes do meu Rei falar que o ensino a pedir desculpas quando erra. E ele aprendeu, tanto que fala assim, espontaneamente.

2 comentários:

Letícia Volponi disse...

mais importante do que pedir desculpas porque a gente manda é que eles peçam quando se dão conta de que fizeram bobagem. Esse tempo é excelente para que eles pensem um pouquinho

Tathyana disse...

E com isso ele percebeu que toda uma ação tem uma reação...continue mostrando pra ele quando ele faz algo que não deve. Só não entendi o seguinte, se vc falou pra ele que não precisava ou vc só pensou???

Bjsssssssssssss