domingo, 31 de janeiro de 2010

99 não é 100

Hoje me chateei com o pequeno. Há dias que ele vem usando o peniquinho pra fazer o nº 2 e hoje fez na cuequinha. Mas me chateei de verdade. Levei-o ao banheiro, resmungando, brigando mesmo, dizendo que era feio, que ele já era rapaz, etc etc etc. Eu falando e o guri lá chorando, esperneando, dizendo que não queria tomar banho, com a perna toda suja, uma agonia total. Dei o sabonete líquido para que ele brincasse e calasse a boca. Deu certo. Num dado momento, eu ainda brigando, mas mais moderadamente, ele olha pra mim e diz:

- Ei, mamãe. Você não tem que ficar chateda!
- Você sabe porquê estou chateada? - perguntei.
- Porque eu fiz cocô na cueca! - ele respondeu, com a cara mais lisa do mundo.
- E está certo isso? Você já tem idade suficiente para saber que isso é errado! Você ainda vai fazer isso? - apelei, né?
- Não, mamãe! Vou fazer no peniquinho... Fica boazinha mamãe!

Sei que peguei pesado. Briguei pra valer! Mas fiquei chateada em ter que limpar aquilo tudo, quando poderia ser tudo bem mais simples. Mas sei também que meu pequeno não tem nem 3 anos ainda, e que ele estava envolvido numa brincadeira com o primo e não queria sair dali para ter que usar o banheiro. Errei feio. Não precisava tanto. Ele ainda é uma criança, quase um bebê. Uma conversa franca nessa hora teria sido bem melhor, sem choros, sem remorso. Fiquei com peninha do meu pequeno. E, claro, fiquei boazinha na hora (que pra ele representa: abrir um sorrisão). Aprendi que isso ainda vai acontecer algumas vezes e a paciência é o melhor remédio.

2 comentários:

Anônimo disse...

N sei s' fico c mais pena dele ou d' vc. Tadinho(s).

Roroquinha disse...

Val,
Tem que lembrar que ele nem tem 3 anos ainda....
Paciência, né....Se bem que eu detesto limpar cocô....