terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Identidade

É redundante falar da paixão do meu pequeno pelos desenhos animados e filmes infantis. Ele assite, pelo menos um por dia. Dia desses comprei o dvd "Os Ursinhos Carinhosos e o Quebra-Nozes". Comprei pelo colorido e por ser uma boa lembrança da minha infância (ah, anos 80). O guri gostou, eu não tinha dúvidas. Mas durante o filme (a segunda sessão), ele levantou e ficou apontando para a televisão, colocando o dedo na tela e dizendo:

- Mamãe, esse aqui é minha cor preferida (com o dedo em cima do Ursinho Azul).
- Esse aqui sou eu. (com o dedo em cima do menininho da história).

Em relação a cor, ultimamente ele tem feito muito isso. Elegeu o Azul como sua cor preferida. Minha mãe disse que fui eu que ensinei, mas, apesar de gostar demasiadamente de azul, não o incentivei. Até um kit que minha mãe ganhou de produtos d'O Boticário, só porque era azul ele disse que pertenciam a ele: "Essa é minha cor vovó. Isso é meu. Sua cor é verde"
Já sobre essa associação com personagens dos desenhos e filmes ele nunca tinha feito isso. Gostar, reproduzir cenas nas brincadeiras, contar histórias sim. Mas a ponto de se identificar e dizer que o personagem era ele, assim não. Tem algum problema demais nisso? Será overdose de tv? Fiquei preocupada.

Nenhum comentário: