quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Criança de 3 Anos - Destro ou Canhoto

Já falei aqui que o pequeno é canhoto e que o papai sempre questionou e demorou para aceitar isso. Por isso, achei que poderia ter alguém passando por tudo que passei, com as mesmas dúvidas, e decidi transcrever esse assunto publicado no Guia Prático da Mãe. Segundo o livro, "o bebê e a criança pequena usam sempre as duas mãos. Só na fase pré-escolar o menino revela suas inclinações. Não tente condenar o canhoto: o melhor é respeitar as tendências de cada pessoa".
Às questões:
Quando sabemos se a criança é canhota?
Aos 5 ou 6 anos demonstra sua preferências por uma das mãos. Respeite a tendência, que é determinada pela estrutura dos terminais nervosos no cérebro. Muitos pais forçam os filhos a usar a mão direita, como se usar a esquerda fosse errado. Isso pode prejudicá-los muito, tanto do ponto de vista físico quando do emocional. Canhotos obrigados a usar a mão direita desenvolvem-se mais lentamente.
Existem desvantagens em ser canhoto?
Dez por cento das pessoas, no mundo inteiro, são canhotas. Sendo minoria, elas são obrigadas a viver num ambiente onde maçanetas, instrumentos musicais, abridores de lata, tesouras, cadernos, carteiras escolares e inúmeros outros objetos são feitos para quem usa mais a mão direita. Até mesmo o cumprimento social discrimina o canhoto: o aperto de mãos é feito com a mão direita.
Por que existem preconceitos contra o canhoto?
A própria palavra canhoto vem do latim cane, ou cão, - nome que se dava ao diab* para não se falar seu nome. As palavras canhestro e sinistro, sinônimos de canhoto, significam desajeitado e funesto, respectivamente, com sentido pejorativo. Os bons, dizem os textos bíblicos, sentam-se à direita de Deus. Na Idade Média vários canhotos morreram nas fogueiras da Inquisição, acusados de bruxaria. E, assim, o preconceito criou raízes fundas.
É errado ser canhoto?
A ciência sabe, hoje, que todos temos um lado do corpo mais hábil que o outro, característica determinada pelo modo como o cérebro organiza-se nos primeiros meses de vida.
Pode-se mudar essa característica?
Experiências que ainda exigem confirmação sugerem que se pode induzir um bebê a ser manidestro, estimulando-o a usar mais a mão direita, até os 6 meses de idade. Após essa idade, o cérebro já terá determinado seu lado preferencial.
Como ajudar o filho canhoto?
Fornecendo a ele objetos produzidos especialmente para canhotos (há vários no mercado). Se usar coisas feitas para a mão direita, ele parecerá desajeitado e custará mais a aprender certas habilidades - escrever, por exemplo.

****
(Ai, ai... Particularmente, acho lindo quem escreve com a mão esquerda. Sou suspeita, mas acho uito lindo. Ah, minha mãe disse que ela e minha vó fizeram isso comigo, que era pra eu ser canhota e elas não deixavam... Isso justifica o fato de eu nunca conseguir dançar com os meninos nos bailes e serestas (sou velhinha sim) que eu ia... Eu queria sempre o mesmo lado que eles... Ai, ai...)

Um comentário:

Lia disse...

Val, eu acho que a preferência por um dos lados aparece muito antes. Com dois meses, a Emília já demonstrava preferência pela mão direita. Por exemplo, se ela está numa cadeirinha com três objetos em frente a ela, ela bate no da esquerda com a mão esquerda, no da direita com a mão direita e no do meio com a mão direita também. Agora que ela está começando a segurar as coisas, vou observar se ela tem mais firmeza com uma das mãos.