sábado, 18 de junho de 2011

Sobre Educação e Limites

A Lia, do Blog 1, 2, 3, saco de farinha (link ao lado), escreveu uma série de 4 postagens sobre educação e limites que, na minha opinião, merecia virar uma coluna semanal. Quem me acompanha, sabe que tivemos problemas com o nosso pequeno e é só clicar na seção "Nervos" aí do lado pra ter uma ideia geral do que passamos.

Confesso que, mesmo acreditando que os "nervos" do meu pequeno não são normais, resolvi ser mais determinada com ele, cumprir o que eu prometia quando ele desobedecia ou fazia birras, e resolveu bastante. A Lia falou uma vez que ela meio que "prevenia" as possíveis birras da pequena Emília e evitava que elas acontecessem. Aquilo ficou no meu inconsciente e passei a agir assim com Arthur e deu muito certo.

Hoje em dia: sujou tem que limpar, bagunçou tem que arrumar, gritou, bateu, tem que se desculpar. E o meu pequeno evoluiu muito bem, aceitou as novas regras e até as próprias cuecas ele quer lavar durante o banho. E eu deixo, ah se deixo. Ele forra a cama comigo, guarda os brinquedos e limpa a comida que deixar cair no chão. Se quebrar o brinquedo, fica sem ele. Aprendi que deixar uma criança chorar não é o fim do mundo. E o meu pequeno está cada dia mais independente.

Minha futura nora vai me agradecer!

3 comentários:

Tathyana disse...

Que bom Val que vc está encontrando o seu jeito de educar o Arthur. Toda criança necessita de limites e de amor. Pra mim, dar limites a um filho é dar amor a ele tmb. E sua futura nora vai te agradecer e muito. Bjsssssssssss

Bia Mello disse...

Nao é nada facil esta tarefa de educar, ne amiga? MAs é extremamente necessario e precisamos ter mao forte. Victor ja comecou a mostrar sua personalidade, espero saber lidar com todas as situacoes tambem! Bjs

Lia disse...

Que gracinha ele lavando as cuecas! É muito legal deixar as crianças participarem das atividades domésticas, elas se divertem. Eu nunca mandei, é só uma brincadeira, mas sabe que Emília sempre que descasca a banana joga a casa no lixo ou no minhocário? O minhocário é uma festa, ela passa horas jogando papel picado lá dentro....
Ela também gosta de mexer as comidas nas panelas e de guardar os livrinhos na estante. Tudo é brincadeira!