domingo, 17 de julho de 2011

Por que ter um blog?

Muita gente me faz essa pergunta. Eu mesma já me fiz essa pergunta várias vezes. E as respostas são sempre as mesmas: porque gosto de escrever, porque quero ter um registro, para a posteridade, das perpécias do meu filho, porque quero interagir com as pessoas, etc., etc., ...

E, através desse espaço pequeno, dessa gota d'água no meio do Rio São Francisco (que é a internet), já conheci pessoas maravilhosas e "inconhecíveis", se não fosse o blog, tenho certeza. Sempre que chego a um blog e gosto do tema/assunto, com certeza, leio-o desde a primeira postagem, até chegar na mais recente e deixo um comentário dizendo que, a partir dali, estarei seguindo o blog e acompanhando a pessoa. E com isso, me sinto um pouco íntima, um pouco amiga de cada uma delas.

Às vezes comento, com alguém do mundo real, alguma história ou algum fato que li em qualquer dos blogs que acompanho. Sempre começo assim: "tem uma conhecida minha que..." ou "uma amiga minha do blog...". E algumas pessoas não entendem a relação de amizade que pode existir nesse espaço virtual. Não acreditam, se quer, que elas possam existir.

Mas existem, acreditem. Se não, como justificaria o fato de alguém orar por nós, pedir à própria mãe para fazer uma corrente de oração por nós, quando estamos passando por momentos difíceis?

Como se justificaria o fato de alguém se dispor a dar orientações profissionais, sem cobrar nada, por e-mail? Como se justificaria o fato de eu me pegar orando, clamando a Deus pela vida de alguém que não conheço pessoalmente e, de lágrimas caírem dos meus olhos quando o pior acontece? Como se justificaria o fato de eu me pegar aqui, torcendo pelo sucesso, pelo conforto e pela recuperação de alguém que eu sequer conheço?

E o fato de que já enviei presente a alguém que não conheço e meu filho recebeu também de alguém que ele não conhece? E o fato da gente admirar uma família que nunca viu pessoalmente? E considerar como sobrinhos os filhos de tantas delas? E os meus "amigos" internacionais? Tenho 'conhecidos' em vários países e conheço os países através deles e dela. Sem contar que eu conheço o espaço através desse alguém aqui.
E o fato de eu ser "amiga de blog" de alguém que fez parte da minha infância, através da televisão? E chorar a tristeza de alguém que já embalou minha vida com a sua trilha sonora? E o fato de conhecer detalhes da vida de tanta gente, torcer pela felicidade delas e ficar aguardando o próximo capítulo para saber como se desenrolou determinada história?

Sem falar em tanta coisa que aprendi com as mães experientes, com as donas de casa perfeitas, as cozinheiras de mão cheia, as fashionistas elegantes que conheço. E as pessoas que, do real pularam para o mundo virtual e me permitem ficar mais próximas delas? E as pessoas que me fazem sorrir só pelo jeito que escrevem? Outras, tão delicadas e carinhosas, que a gente gosta de graça?

Recentemente, este blog me presenteou com uma amiga carioca. Uma pessoa tão doce, carinhosa e prestativa que, se Deus quiser, vamos nos conhecer pessoalmente, para que nossos filhos xarás brinquem com seus Thomas e seus McQueens até cansarem. Além disso tudo, ela ainda é prendada, uma super dona de casa e uma profissional exemplar e adoçou a vida do meu filhote com um livro e um DVD do Thomas que "fala com a boca". Ainda por cima, mandou a lembrancinha do aniversário o filhote dela e umas bolsinhas e canetas para mim. Flávia, querida, obrigada! Vai ter troco, viu!

5 comentários:

Gabi Rosa disse...

Val, ñ tenho nd a acrescentar no seu texto pois mantenho meu bloguito pelos mesmos motivos!

A gente acaba aprendendo e conhecendo o mundo sem sair de casa, e isso é mto importante...

Bjs em vc e no seu Reizinho!

gabirosaflor.blogspot.com

Tathyana disse...

Realmente Val, só quem tem um blog pra saber como essa relação funciona. E quem não tem, não entende e julga muitas vezes. Eu considero todas as minhas amigas do blog, como amigas de verdade. E que bom que nos encontramos nessa blogsfera tão doida e tão grandse. Obrigada por fazer parte da minha vida e me permitir fazer parte da sua. Bjssssssssss

Flavia disse...

Que demais! adorei o post! e viva a blogosfera!!

bjs

Bia Mello disse...

É, minha querida,
Eu tambem acredito demais nessa amizade virtual. A gente forma uma "familia virtual", onde viramos as Tias do blog, com amigas-irmas que tem os nossos filhos-sobrinhos. É assim que me sinto as vezes com as pessoas especiais que cruzo na blogosfera. Fiquem com Deus, super abraco,

Thaís Rosa disse...

lindo post, Val!
Fazia tempo que eu não vinha aqui, e me emocionei lendo esse post!
beijo
thaís