segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Animação Stop Motion

Arthur já ganhou o presente do Dia das Crianças. A vovó Naza deu-lhe uma câmera fotográfica. E, é claro, o pequeno amou o presente. O pequeno vive pedindo para tirar fotos e até pede para levar para a escola. É claro que faz tudo sob a nossa supervisão, mas o moleque é esperto e já sabe manusear a máquina direitinho: dá o zoom, enquadra perfeitamente e depois confere a foto. O gosto pela fotografia está no sangue da nossa família e, graças a ele, eu agora apareço nas imagens em família, porque antes dele, eu só atuava por trás das câmeras.

No dia que Arthur recebeu a câmera, ele tirava foto até do teto da casa da avó. Depois, o vi perto do sofá, tirando uma foto atrás da outra. Perguntei-lhe o que estava fazendo e a resposta foi essa:

- Tô fazendo uma animação stop motion ("moxen" - a pronúncia dele), mamãe.

Fiquei passada! Peguntei o que era isso e onde ele tinha aprendido?

Ele respondeu:

- Mãe, eu aprendi no Artzooka. É assim ó: você vai colocando o controle remoto parado, tira uma foto. Depois, mexe ele um pouquinho e tira outra foto. Depois, mexe mais e tira mais fotos. Até ele sair da máquina, mãe. É fácil!

Aqui em casa, antes do guri nascer, a gente fazia umas edições de vídeos de casamento, aniversário, coisas assim. Mas depois dele, nunca mais fizemos, a não ser o meu TCC, que foi um documentário e eu editei boa parte. E agora estou toda orgulhosa de ver o meu pequeno se interessando por isso. E ele vive me pedindo pra escrever pro Artzooka, pra ele ir fazer arte lá. Quem sabe, né?

Agora, a sequência de fotos tiradas pelo meu pequeno que, quando passadas rapidamente na câmera (ou em algum programa próprio), dão a impressão de movimento.

 






Quer saber mais sobre o Stop Motion, clica aqui.

Um comentário:

Danileide disse...

Amém! Pra Deus abençoar vocês!
Mas quando que tiver o meu ou a minha, hehehehe, quero um igualzinho ao Rei, pode?
A quem eu peço?
Beijos.
Amo vocês...