segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Distúrbio de Comportamento

O Reizinho passou o dia de ontem doentinho, vomitando tudo que bebia ou comia. Só no comecinho da noite levamo-lo ao médico, ou melhor, à médica. E que senhora, viu!!! Um caminhão carregado de papel de enrolar prego! Um poço de ignorância. Por isso que as pessoas falam mal do SUS. Meu bebê tem dois planos de saúde, mas aqui na cidade não tem nenhum hospital pediátrico que atenda emergência noturna por qualquer um dos planos dele. Então, apelamos pelo SUS mesmo. E fomos atendidos prontamente, não demorou nem meia hora, mas a médica era uma "Dona Bruta", como diria meu primo!

Primeiro, ela reclamou porque demoramos a levá-lo ao hospital. Segundo, brigou porque demos líquido a ele. De acordo com ela, nem a criança nem a adulto deve-se oferecer líquidos depois que eles vomitam. Eu não sabia, fazer o quê?

Depois, ela ficou observando o escândalo dele. Ficou, ficou, ficou... E eu, esperando a reação dela. Perguntei se ela ia examiná-lo, pois estava só olhando pra ele, chorando, gritando, tremendo e se esticando nos braços do pai. Ela disse apenas: "Não, já vi tudo. Essa criança tem distúrbio de comportamento".

Então tá! Mandou aplicar Plasil injetável e viemos pra casa. Corri para o Google (claro), pra ver o que ele tinha a me dizer sobre esse tal de Distúrbio de Comportamento. Não me agradaram as respostas. Tanto que hoje, logo cedo, marquei uma Neuropediatra pra ele. Eu queria mesmo uma Psicóloga, mas me informaram que primeiro ele deve ser avaliado por uma Neuro, em seguida, se achar necessário, esta encaminha para uma psicológa. Vamos aguardar, então o diagnóstico.

Por falar em diagnóstico, hoje quando estávamos voltando do supermercado (eu, o Reizinho e minha mãe), no maior solzão de 40º, ele falou:
- Vovó, Arthur com fio!
E começou a alisar a própria barriga . Perguntei se a barriguinha estava doendo, pois podia ser aquelas dorezinhas precedidas de arrepios. Ele falou: "Doendo barriguinha". Quando minha mãe falou que ele ia vomitar, ele começou a querer vomitar mesmo, mas deitou logo no ombro da vovó e travou a boquinha... Deu uma peninha, minha gente!
Mas fiquei feliz por ele já ter aprendido a dizer o que lhe incomoda, as dores que sente.

Nenhum comentário: