domingo, 1 de março de 2009

A Babá & A Escola - 1ª Parte

Sempre achei que uma babá tira a responsabilidade de uma mãe. Ao invés de ser uma auxiliar, acaba sendo a "mãe" da criança. Outro dia, ouvi uma pessoa (com ótimas condições financeiras) dizer que a babá do filho dela dorme no quarto com o pequeno. Resumindo: quem acorda no meio da noite é a babá! Achei um absurdo. Os pais precisam passar por todas as fases da criança. Isso estabelece a instituição familiar, eles passam a se conhecer mais etc. Pelo menos, eu penso assim.

Nos primeiros quatro meses do meu Reizinho, eu, o pai dele e a vovó Naza (especialmente ela), cuidamos dele sozinhos. Eu não tive babá pra acordar no meio da noite em meu lugar, pra ficar com ele enquanto eu e o digníssimo retomávamos a vida social ou para qualquer outro "luxo", digamos assim. Quando eu precisava, nas poucas vezes, quem aguentava as pontas era a minha mãe.

Perto do filhote completar quatros meses - e a minha licença-maternidade acabar - comecei a busca por uma auxiliar. Como não moro na mesma cidade que a minha mãe e outros parentes que poderiam me ajudar, tive que contratar uma pessoa para cuidar dele durante as seis horas diárias que trabalho. Confesso: É A PIOR PARTE DE TER UM FILHO! Eu suporto mil vezes a dor do parto, a anestesia, o soro, a recuperação, as noites mal dormidas, os choros sem fim... Mas deixar aquela coisinha pequena, totalmente dependente, cheirosinha, manhosa, nas mãos de uma pessoa que você desconhecia até bem pouco tempo foi a pior dor que senti desde que ele nasceu.
Arrumei uma. Parecia boa, tinha uma filhinha, era carinhosa, etc e tal. Ficou menos de um mês. Arrumei outra por mais uma semana, pedi a Deus para que ela saísse sem que eu mandasse. Ele atendeu. Arrumei uma que ficou cinco meses, mas teve um probleminha na coluna, arrumou um namorado em outra cidade e saiu também (na hora certa, diga-se de passagem. Ela saia com ele no sol a pino, só para ir na lan house, nao dava comida no horário e colocava a mesma colher na boca dela e depois na dele, um nojo!).
Enquanto não arrumava a atual, mais duas passaram aqui e ficaram apenas um dia. A atual até que é boazinha. Não maltrata ele, lava as roupinhas e dá comida direitinho. Só é um tanto preguiçosa e adora televisão. E olhe que aqui em casa elas só precisam tomar conta do Rei. Quando ele dorme durante o dia, lavar e passar as roupinhas dele e fazer a comidinha pra ele. Só isso. Quando chego, às 14horas, dispenso-a na mesma hora. Mas, depois de um ano, a pessoa começa a confundir amizade com liberdade. Não deu mais! Semana passada ela me disse que vai "de volta pra sua terra". Deus sabe todas as coisas!
(continua...)

Nenhum comentário: