sábado, 18 de julho de 2009

Esperto ou Domado?

Acredito que há uma diferença muito grande entre crianças domadas e crianças espertas. É claro que - naturalmente - toda criança saudável parece inteligente pois aprende rápido e absorve tudo de uma maneira fácil, uma vez que vem de "fábrica com o hd formatado", a mente limpinha... Mas acredito que nem toda criança é esperta. Umas são domadas, aprendem por "osmose" e repetem o que ouvem, sem ser o momento ideal. Sabe aquelas que falam "obrigado", ao invés de "com licença"? Então... Outras crianças escutam, aprendem e usam o que aprenderam na hora própria e de forma correta.

É claro que vou "puxar a brasa para a minha sardinha" e dizer que o meu Rei encaixa-se no rol das crianças espertas: fala "obrigado" sem que mandemos, pede "licença" na hora certa, até os xingamentos "droga, caraca, cara de pau", que ele fala muito, ele sabe onde colocar direitinho, na hora da raiva. Então, ele sabe exatamente em que lugar usar as expressões que aprende. Quer dizer, quase todas...

Hoje, brincando com o pai, soltou:

- Painho, pega meu carrinho da "rotuiuls", pega...Você salvou minha vida, painho. Pega...

E depois, comigo:

- Mainha, abre a janela. Você é meu grande amigo, mainha...

...
Filminho, claro...

Nenhum comentário: