sábado, 25 de julho de 2009

Revendo Conceitos

Pode até parecer polêmico o que vou escrever, mas mesmo assim vou fazê-lo.

A gente fala muita coisa sem saber o que está falando, né? Eu, que acredito muito em Deus e na força das palavras que saem da nossa boca, tenho um certo cuidado ao falar sem propriedade no assunto. Principalmente, depois que aprendi que o "coisa-ruim" não lê nosso pensamento, que ele só escuta o que proferimos verbalmente e que só Deus conhece nossa a mente, o nosso íntimo. Então, se pensamos em coisas ruins, mas não verbalizamos é só um pensamento ruim. Mas se deixamos sair de nossa boca as coisas ruins que pensamos, estamos atraindo elas de uma forma ou de outra. Como dizem os mais velhos "As palavras têm poder..."

Tudo isso para dizer o seguinte:

Quando o Rei começou com aqueles "ataques de nervos", eu dizia que era Calundu. Para mim, calundu era realmente os "pitis" que as crianças dão, as "birras" e "teimosias". Daí que o maridón foi fazer uma consulta com o Grande Sábio para se informar sobre como tratar essas birras [quem nunca fez isso?]. Qual não foi nossa surpresa ao descobrir o significado dessa palavra:

Calundo, s.m. Cemitério. Loc. Ir para o - : morrer, ser sepultado.

Calundu, s.m. Espírito de elevada hierarquia e evolução. Loc. Subirem os - à cabeça: ficar excitado (por efeito de irritação). Bras. Orixá.

Os calundus representam almas de pessoas que viveram em época remota, numa distância de séculos. Podem ser: medicantes, justiceiros e protectores. E consoante a longa idade que atingiram, destinguem-se: o diculu, que e ancião; e o diculundundu, que é ancião de mais avançada idade. Transmitem-se por herança, principalmente pelo ramo materno. Mas só através de rito evocatório, constituindo a renitência de uma enfermidade a manifestação de seu desejo de
posse mediúnica. Portanto, actuam nos viventes, deles fazendo seu instrumento de actividade, quer falando, quer agindo. Formam uma família espiritual em relação ao seu paciente. Aportuguesamento do quimbundo Kilundu, result. De Kulundûla (herdar). Alusão ao modo de transmissão.

Calunduísmo, s.m. Doutrina religiosa fundada no culto de espíritos de extintos remotos e dos de antepassados pessoais, quer recorrendo-se à mediunidade - comunicação entre os vivos (seres encarnados) e os mortos (seres desencarnados) - quer pelo cumprimento de práticas materiais. Espiritismo negro, ou baixo espiritismo, segundo qualificação de outras doutrinas, ditas "espiritismo científico". Crença nos Calundus.
Origem do texto

A Flávia, do Astronauta, também falou um pouco sobre o calundu.


Desde esse dia, substituímos a palavra "calundu" por "ataque de nervos", "piti", "birras" etc. E não aceitamos mais que digam isso com nosso pequeno. A gente explica o significado e, normalmente, a pessoa também não sabe do que se trata. Para nós, quando falamos que a criança está com calundu é o mesmo que dizer que ele está possuído por um espírito ruim e, sinceramente, não é isso que acontece com meu gurizinho. Não mesmo! Deus o livre!

2 comentários:

Thaís Rosa disse...

Val, vou aguardar sua dica, hein!
E sai fora calundu!!! afe!!

Dany disse...

Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas!
bj