sábado, 29 de agosto de 2009

Decifrando o Choro


Acredito que um dos maiores sonhos de qualquer mãe é poder decifrar o motivo do choro do filho. Eu, por exemplo, várias vezes chorei junto com meu filhote. Sou mãe de primeira viagem e, logo que o Rei nasceu, toda vez que o via chorar e não conseguia descobrir o motivo do choro, me sentia incapaz e impotente. Pedia a Deus para sentir o que ele estava sentindo e para que ele crescesse logo e pudesse dizer o que lhe incomodava. Depois, a gente até aprende a discernir pelo tom do choro se é sede, fome, sono ou fralda cheia! Mas se eles falassem logo....

Pois é... Essa fase chegou - e rápido!

Hoje em dia não preciso mais entender o tom do choro, não preciso mais saber pelo nível de barulho se as lágrimas são manhas, dores ou sono, pois o meu bebê - já crescido, um meninão - exprime todos os seus sentimentos: de uma simples dorzinha de barriga à uma dor abstrata, mais do 'coração' mesmo. Dia desses, falou para o papai que estava com a barriga "doeno". E era verdade mesmo. Demos um chazinho de erva-cidreira com algumas gotas de Espasmo Flatol e ele logo logo ficou bonzinho.

Outro dia, falou para mim que estava com "dor de nariz". Fui averiguar e ele estava com o nariz entupido. Pediu "memédinho", pois ele tem Rinite Alérgica e é acostumado a usar o Budecort Aqua antes de dormir. Quando coloquei o remédio, ele se animou: "Aê mamãe. 'Muto Bem! Voxê 'conseguiu!"

Quanto às dores abstratas, meu pequeno já sabe dizer quando está triste, alegre ou "cutente". Hoje, procurou a vovó e não encontrou. Começou a chorar desoladamente no ombro do papai: "E agora papai, o que vou fazer? E agora?"

E tem sido assim - graças a Deus - em relação a qualquer choro. Em meio às lágrimas, daquele jeito de falar chorando, parecendo a Chiquinha, do Chaves, ele responde sempre que perguntamos por que ele está chorando. E as respostas mais comuns são:

- Eu não 'góto' de tomar banho!

- Eu não quero sair do 'baêro'!

- Eu quero sair da caminha!

- Eu quero brincar de carrinho!

- Eu não 'góto' de 'vítir' a 'falda'!

- Eu não 'góto' dessa roupa!

E a mais famosa:

- Eu não quero ir pra escola!

E por aí vai...

Nenhum comentário: