sábado, 1 de agosto de 2009

SMAM 2009 - UpDate

Hoje começa a Semana Mundial Aleitamento Materno. O blog O Astronauta está realizando uma campanha, na qual publicará, a semana inteira, história e dicas sobre a amamentação. O Mamys Blog também está fazendo a campanha, com direito a sorteio e tudo. Passa . Claro que o Peripécias não podia ficar de fora dessa. Declaramos nosso total apoio à amamentação, principalmente se puder ser exclusiva até os seis meses de idade do bebê. A saúde do bebê agradece!

A Flávia do Astronauta pediu que contássemos nossas história ou escrevêssemos dicas sobre o Aleitamento Materno. Eis a minha pequena e singela contribuição, deixada em forma de comentário no post dela.

"Flavia, pensei, pensei, pensei e não consegui achar nenhuma dica para dar sobre a amamentação. Quando engravidei, recebi várias, desde dar banho de sol nos seios, como usar pomadas preventivas. Confesso que não segui nenhuma. Graças a Deus, meus seios não racharam, mesmo sem usar qualquer pomada. Mas, se eu posso falar alguma coisa, essa coisa é: MÃES, NÃO DESISTAM DE AMAMENTAR SEUS FILHOS. A primeira semana é a pior do mundo e a gente quer morrer de tanta dor, quer parar, quer dar leite NAN. Mas depois de tudo devidamente suportado, é só curtira fase. Não senti nada maior que o prazer de amamentar. Foi ali que comecei a amar verdadeira e incondicionalmente o meu filho. Bjos, Val.."

Não fiquem chocados quando digo que "foi ali que comecei a amar verdadeira e incondicionalmente o meu filho". Foi verdade sim, fazer o que? Descobri a gravidez às vésperas de completar o terceiro mês e tudo me veio como um mar de surpresas, medo e descobertas. Quando meu filhote nasceu e a enfermeira veio mostrá-lo a mim, não chorei como se era de esperar de uma mãe de primeira viagem. Olhei para aquele serzinho diminuto e pensei: "E agora, o que vou fazer com esse bebê totalmente dependente de mim?". Pensei mesmo! Mas, foi aatravés da amamentação, através daqueles olhos grandes e azuis me admirando e daquela mãozinha pequenina acariciando meu seio, enquanto sugava o meu leite e minhas forças, que descobri o verdadeiro significado da expressão "amor incondicional". Foi através do ato de amamentar o meu filho que eu nasci como mãe.

2 comentários:

Flavia disse...

que bonito Val!
obrigada por ajudar a divulgar e por contar um pouco dessa sensação maravilhosa de amor incondicional.

bjs pra vc e pro reizinho

Thaís Rosa disse...

lindo, Val!
Você tinha comentado lá no aprendiz de mãe que queria mandar uma dica também... ainda dá tempo! ainda mais com uma história bonita assim!
beijo!