terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dons Musicais

Se existe uma coisa que sempre admirei no ser humano é o dom de fazer música, de tirar dos instrumentos melodias perfeitas. Acho lindo quem sabe tocar um instrumento, qualquer um. O Maridón toca violão {e esse era um dos pré-requisitos para ser meu marido}. Quando Arthur fez 1 ano, a vovó e o papai compraram uma bateria pra ele. De lá pra cá, a coleção só aumentou: teclado, violão e até uma gaita que o tio Ranne fez questão de dar. E o pequeno gosta! De todos!

Mas se tem uma coisa que ele sabe fazer bem é cantar. Pense!

Ele canta várias músicas inteiras [engolindo algumas poucas palavrinhas, é claro] e canta no ritmo certo. Às vezes, ele fica só fazendo o som das músicas, tipo "hum, hum, hum" ou "Lá, lá, lá", mas mesmo assim, canta direitinho, sem desafinar. E, quando a gente não conhece a música que ele está cantando e canta fora do tom, ele fica com raiva e briga, dizendo: "Não é assim! É assim..." e canta no ritmo certo. O interessante é que ele aprende a música inteira e, se ele tiver escutado num dvd ao vivo, ele decora até as falas dos cantores. Por exemplo: ele assistiu o DVD de Eyshila Ao Vivo algumas vezes e, quando canta a música Na Casa de Deus, ele repete até o "Aleluia" que ela diz, na hora certinha. Outro de seus dvds musicais preferidos é Cantando a Bíblia, de Alessandra Samadello. Nesse, ele fala no final de uma das músicas: "mais uma vez", igual à cantora.

E o pequeno gosta da música em si. Não pode ouvir uma batucada [como bom baiano que é] que dança ou fala: tá icutando isso, mamãe? Na hora de dormir, sempre canto uma musiquinha pra ele. A mesma. E, quando canto, e ele não quer dormir, ele diz: "Não canta música de dormir, mamãe".

Ah, e ele gosta de músicas internacionais também (pura influência minha). Desde que era um bebezinho, essas músicas chamavam a atenção dele. No filme Carros, que ele tanto gosta, tem uma cena em que o caminhão está indo para a Califórnia levando o Mcqueen e começa a tocar a música Life is a Highway. Pronto. Ele ouve um milhão de vezes. Temos que voltar sempre ou deixar no repeat do capítulo. E ele canta também. No Inglês dele, embromations, mas canta. Outra música que ele gosta é a da abertura do filme Dogão, que toca ainda no menu. Ele fica horas ouvindo a música, sem deixar dar o play. Um tempão depois ele diz: "Pônto, mamãe. Já ouvi. Pode ligar o filme".

E o tom de voz do moleque é alto, viu! A veia do pescoço chega a ficar alta com a altura da voz que ele solta. Será que teremos aqui um futuro cantor??? Acho que vou ali, no Raul Gil.

2 comentários:

Daniella PSF disse...

lindo e loiro desse jeito acho que ele vai ocupar o cargo de saulo... rsrsrrs

Lia disse...

Eu também adorava cantar quando era criança. Não tinha essa afinação toda, mas vá lá... quem canta, seus males espanta (e eu espantava não apenas os males...)