quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Infecção Intestinal

É, meu Reizinho tá doente! Hoje bem melhor que ontem, mas ainda sob cuidados.

Começou no sábado à noite, depois de passarmos o dia elogiando-o por estar comendo bem. À noitinha, tomou uma sopa, meia hora depois pediu leite, tomou 200 ml, depois tomou um pouco de refrigerante. Pronto! Vomitou muito. Em seguida, a diarréia.

Demos um chá de canela com uma sementinha de Umburana. No domingo, já no finalzinho da tarde, ele ficou melhorzinho. Na segunda-feira, foi normamente para a escola, dormiu a tarde inteira e, por volta das 18 horas, começou tudo novamente, com mais intensidade. Dei Plasil Oral, para cessar o vômito. Mas tudo que ele comia, colocava pra fora. E depois de vomitar, pedia mais comida, mais água e tudo se repetia. E a diarréia continuava também. Fezes líquidas. Dormiu de estômago vazio.

Na terça ficou em casa com o papai. Foi tomar a 2ª dose da vacina contra a Polio, o que eu acredito que tenha agravado o quadro da diarréia. Demos, por conta própria, o Infectrin e levamos na emergência às 18 horas, e o médico disse que se tivessemos chegado um pouco mais cedo ia deixá-lo no soro, para evitar uma desidratação. {O hospital aqui fecha às 19 horas. Pelo menos esse, que é exclusivo do Plano de Saúde dele}. Com tudo isso, o menino não ficou abatido em nenhum momento. Chegou no hospital todo falante, conversando com todo mundo. Deixou o médico examinar tranquilamente e ainda disse "Obrigado Coleguinha", quando o médico ouviu o coraçãozinho dele. {O Médico é que era seco, dava uns sorrisos sem graça... Coitado, acho que já passou da época de se aposentar, considerando que ele foi meu pediatra também hehehe}.

Então... O diagnóstico: uma possível infecção intestinal.

Tratamento:
  • Plasil injetável {que ele foi tomar sem reclamar, ameaçou chorar por um instante, mas eu tinha explicado a ele que ia doer um pouquinho, que era uma picadinha de abelha, então ele não chorou, apesar da grosseria da enfermeira. Bruta...}
  • Floralyte {soro}, à vontade;
  • Floratil Envelopes dissolvido em água, 1 vez ao dia;
  • Rehidrat, um pozinho dissolvido na água, à vontade;
  • Infectrin de 12 em 12 horas;
  • Dramim Solução Oral, 2,5ml, de 12/12 horas, caso o o vômito persistisse;
  • 1 ampola de Garamicina, durante 2 dias, aplicada nas nádegas.
  • Além de controlar a alimentação, totalmente à base de arroz.
  • E fazer um exame de sangue e de fezes.

Não é muita coisa? Pois é. Toda vez esse médico faz isso. Já é a segunda vez que vamos lá e sempre saio com quatro ou mais folhas de receitas. O maridón já olha atravessado...

Sabe o que fizemos? Compramos apenas o Floralyte, mas ele não tomou nenhuma colher. Não gostou e pronto. E continuamos com o Infectrin. A injeção de Plasil que ele tomou já ajudou bastante. Estamos cuidando da alimentação e oferecendo uns chazinhos de vez em quando. Pronto. O moleque dormiu a noite inteira, acordou 9 horas da manhã hoje e até agora tá tudo bem. Um tempinho atrás, veio choramingando para o meu lado dizendo "Mamãe, eu tô vumitando", mas não era. Acho que era apenas a ânsia, dei o Dramin Solução Oral e ele adormeceu. Agora, é só alimentação balanceada e observação.

PS: Escrevi este post com os nomes dos remédios, porque sei que deve ter alguém igual a mim que faz 'consulta médica' pelo google. Não que seja correto, mas ajuda a tirar algumas dúvidas e saber se os médicos prescrevem a mesma coisa, e que tem gente na mesma situação que a nossa. Mas continuo aconselhando a não dar medicação sem consultar um médico antes.

Um comentário:

Thalita Bezerra disse...

Melhoras para o Rei.. Amo muito vocês...