sábado, 10 de outubro de 2009

UBUNTU

O Rei teve uma semana intensa na escola, em comemoração ao dia das crianças. Baseada na filosofia UBUNTU, "uma forma participativa e solidária de enxergar o mundo", a Escola organizou tribunas com apresentações do aluno, Mostra de Talentos, Cinema, Lanches, Festival de Sorvete e Almoço coletivo. Os alunos receberam a visita de crianças carentes da comunidade, onde nos foi pedido uma colaboração para o almoço e uma lembrancinha para ser oferecida às crianças.
O Carro de Bombeiro, preparando-se para dar o banho nas crianças.

O ponto alto da festa foi um banho de mangueira dado pelo Corpo de Bombeiros. E Arthur ama os carros de bombeiro. Tanto, que não conseguiu curtir a visita dos militares, porque toda vez que o caminhão acelerava, ele chorava pensando que iam embora. Como presente às crianças, a escola mandou fazer uma caixa de madeira em MDF, com uma découpage linda e, dentro da caixa, um quebra-cabeça feito com a foto do aluno, além de uma camiseta comemorativa. A do Rei ficou linda e eu achei super criativo o presente. Chega de carrinhos, bola, aviões, foguetes. Ponto para a escola.
O presente do Dia das Crianças

Voltando a falar sobre a filosofia UBUNTU, confesso que nunca tinha ouvido falar nela. Nem a escola - o que considerei como uma falta - se propôs pelo menos a explicar aos pais o significado, mesmo que fosse através da agenda escolar. Como não sou boba nem nada, dei uma "googlada" e achei textos sobre o tema. Gostei. A palavra UBUNTU se traduz com algo parecido com "Eu existo porque você existe", muito divulgado pelo Africano Desmond Tutu.

Reproduzo aqui uma frase que encontrei na net sobre o Ubuntu:

"Ter ou Ser Ubuntu é lutar contra qualquer tipo de discriminação, ter cidadania ecológica, se esforçar para melhorar a vida do outro, participar da vida do outro, respeitar a opinião alheia, e não humilhar nem oprimir. É ser e estar em sociedade, sendo humano e agindo e interagindo com outros seres humanos".

Fala a verdade: não é para esse fim que criamos nossos filhos? Então, que eles tenham e sejam sempre um Ubuntu.

5 comentários:

Nathalia Pádua disse...

que presente lindo e original ! amei!!!!!
também não conhecia esse Ubuntu ! Mas curti a filosofia que ele passa!!!
bjos

Lia disse...

Muito legal esse contato dos alunos com as crianças carentes. É de pequeno que se aprende que o outro é ser humano como nós, e que temos a responsabilidade de lutar contra as injustiças.

Day Pinheiro disse...

Que lindo esse presenteeeeeee!
Adoreiii!
E esse negócio ai de Ubuntu, fiquei voando. Essa pág que vc linkou nao abre, entao vou dar uma 'goglada' tb!

Ficou fofa essa fotinha do Rei indo em direção ao caminhão! Queria ter visto os "olhões" azuis dele perto do carro de bombeiros!
Hehe
O BEIjO!

Val disse...

Day, clica no segundo link. Ele abre sim. E quanto aos olhos do Rei, estavam maravilhados. Ele nunca tinha visto o carro de bombeiro tão de perto.

Anônimo disse...

Rapaz, não sou muio curioso, pois já uso o ubuntu (Sistema Operacional versão do Linux)faz um tempinho, estou até fzendo um curso sobre o mesmo (Academia Linux - Ubuntu)na Fuctura, e não sabia de fato o significado da palavra. Tudo a ver.
Sobre o presente, gostei muito.