sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Crianças Surpreendentes

Que toda mãe acha sua cria inteligente, bonita, sabida, desenvolvida, precoce, isso todos nós já sabemos, não é? Essa geração é diferente. São crianças frutos de "enlatados", precoces mesmo. São crianças que nascem de olhos abertos, enquanto a gente esperou três dias para abrir. (rs)

 Sei bem que toda criança vem com o "HD" formatado, e a gente vai acrescentando os arquivos, dia após dia. Umas coisas, eles aprendem quando não estão sob nossos olhos e, quando chegam aos nossos ouvidos, através daquelas boquinhas pequenas, o resultado é o mesmo: surpresa total.

E o meu pequeno não podia ser diferente. Ele sai com cada coisa, que eu só acredito porque escuto. Se alguém me contasse, eu duvidaria. Dia desses, por exemplo, enquanto estávamos sentados numa cadeira de balanço, na calçada de casa, esperando o papai chegar (somos baianos, modéstia à parte), o guri deitou-se no meu colo, olhou para o céu lindamente estrelado, sem nenhuma nuvem,  e começou a divagar:

- Mamãe, o céu pode ter outras cores??

Respondi que o céu, às vezes, apresenta várias cores, que às vezes, ele pode ficar azul claro, azul escuro, um pouco rosa, alaranjado, amarelo, etc. Ele se conformou com a resposta. Depois, olhou para o poste e disse:

- Mamãe, quem faz a eletricidade? [e-le-tri-ci-da-de! Acreditam?]

Respondi que era a água [no nosso caso]. Expliqui que a água do rio entrava numas turbinas e elas giravam com muita velocidade até gerar energia, que era a eletricidade. E ele perguntou:

- Como a água faz isso?

Ao passo em que expliquei que a água tinha força, quando estava em grande quantidade. Então, ele disse:

- É mamãe, a água tem mesmo muita força. Outro dia eu estava tomando banho na banheira [leia-se bacia-grande-que-a-vovó-comprou-para-esse-fim] e coloquei o copo de cabeça para baixo e puxei, puxei, e ele não saiu. A água segurou ele lá embaixo. Aí eu virei ele e a água soltou. Por isso que se chama "a água tem força", não é mamãe?

U-A-U! Fiquei bo-ba!

Um comentário:

Day Pinheiro disse...

Caramba...

i-na-cre-di-tá-vel.

só acredito pq conheço a peça. rá