segunda-feira, 6 de junho de 2011

Promessas

Quase todas as noites nós vamos visitar as avós de Arthur, que moram praticamente vizinhas. Sempre que voltamos para casa, é o mesmo ritual:

- Arthur, direto para o banheiro!

Na maioria das vezes, ele vai tranquilamente, toma banho, escova os dentes e se prepara para dormir. Em algumas vezes, ele quer brincar ou ver televisão antes do banho. E, dia desses, ele já estava abusado na casa de meus pais, então eu vim na frente com ele, e o papai demorou um pouco mais na casa dos pais dele. Chegando em casa, comecei a frase "direto para o banheiro", e ele não quis. Fez birra, queria assistir, chorou, etc. Tentei um acordo:

- Arthur, ou você toma banho agora e assiste ao desenho quando terminar, ou você fica aí, sem tomar banho e sem assistir.

E ele:

- Isso não é justo! Essa não é uma "poposta" muito boa! [Arthur ainda não fala o R entre consoantes]

E ficou emburrado no canto da sala, sem chorar, sem tomar banho mas sem ver televisão. Logo em seguida o papai chegou e quis saber o que aconteceu. O guri respondeu:

- Papai, a mamãe fez uma "pomessa" que não era legal.

O papai, sem entender nada, lançou-me um olhar de interrogação. Eu, já achando aquilo engraçado, falei que não tinha nada a ver com aquilo, que ele resolvesse direito com o filho. E o guri continuou:

- Paaaai. A mamãe fez uma "pomessa" pra eu tomar banho e depois assistir e eu não quis. Aí, ela fez uma "pomessa" para eu não tomar banho mas não podia assistir. Isso não é justo, paaaaaiiii!!!

E o pai, dirigindo-se a mim, já sorrindo:

- E precisava fazer promessa pra Deus só pro guri tomar um banho????

E eu:

- Onde se ouve "pomessa", ouça-se "poposta"!!!

Num dia qualquer de janeiro/2011, às margens do Velho Chico...

Um comentário:

Bia Mello disse...

Sempre argumentativo, ne? Um fofo, este garoto dará um bom advogado, amiga!!! :)
Bjs, amei a foto!